QUANDO UM MENDIGO MENDIGA - de Tonicato Miranda


para para Sophia Loren e Catherine Deneuve

Se eu
lambesse com a língua curva
o parafuso mais recurvo de uma nave estelar
seria muito mais do que um boi estrelado
seria um quadrúpede intergaláctico e alado
Mas não,
sou touro do campo mesmo
lambendo chão, remoendo gramíneas
trespassando o corpo de porteira em porteiras
chifrando os horizontes e as segundas-feiras
Se eu
babasse a baba do ódio com o olho turvo
seria um demo de carranca na cara
meu frontispício assustando o espelho
a cara fugindo da imagem, qual coelho
Mas não,
tenho a cara santa e limpa
sorriso suave, noves fora da maldade
e até dizem tenho um rosto suave
que até confiança produz à pequena ave
Se eu
fosse um jacaré com dentes pontiagudos
ansiando o estômago por carne dilacerada
de frango, de galinhas e suas ninhadas
penas apenadas seriam na boca trituradas
Qual o quê…
sou quase vegetariano e verde
meus dentes e as bocas do meu olhar
miram mais os peixes e os frutos do mar
uma dúzia de camarões já me serve um manjar
Se eu
fosse um rude de queixo duro
gestos imprecisos, mãos e pés calejados
monossílabos frios e curtos no canto da boca
teria a voz sem cantares e arte, totalmente rouca
Qual o quê…
meu canto também é rouco
a voz, do princípio ao fim de um louco
apenas ressoa o muito brilho de um cântico
porque sou irremediavelmente romântico
Se eu
fosse o pergaminho de uma era
teria apenas poucos versos impressos
um poema de pedra e tons de verdes
na umidade da gaveta criando musgos mais verdes
Mas pra quê?
ninguém se interessa por poemas e poesias
nem por bois voadores e jacarés comedores de galinhas
muito menos por musgos e liquens
o mundo continua atrás dos verdes e seus níqueis
Se eu
fosse um mago da palavra
que um gesto da vara e no abracadabra
pudesse mudar o olhar da atriz
fa-la-ía mirar-me na platéia, deixando-me por um triz
Mas pra quê?
se a personagem e os atores da peça
somente à atriz seu olhar interessa
não vê que este pobre ser pedalador de bicicleta
não é homem, boi ou musgo, apenas um mendigo poeta