O frio vem chegando - de Tonicato Miranda


de Tonicato Miranda,
para Helena, a personagem principal do conto “Um país estranho”
do livro Contos – Volume 3 de Ernest Hemingway



fim do dia
fim da tarde
fim do verão
e das férias,
fim de festa
fim do calor
um dia igual
àqueles dias
da velha Curitiba
onde o frio
comigo dormia
e ao acordar
o café no bule
o vapor suado
o dia amanhecendo
na janela
um passarinho
trinado tímido
como quem quer
ou não quer
como o mal me quer
também ele tímido
no jardim geado
no branco estrelado
de noites onde
alguns morriam
e outros brincavam
embaixo de lençóis
mas tudo isto
agora jazz
mesmo assim
seja bem-vindo frio
se faltam-me lágrimas
mas vinhos vamos tomar
pelo menos vou sorrir
um pouso ou nada
ao lado do meu
travesseiro de fé
com ou sem uma mulher
levando-me aos sonhos
como este poema
com feijão sem arroz
tendo ele muita água
para tão pobre jantar

Blumenau, 22/2/2010
TM