ai, ai, ai Mauro Barbosa

Republico a matéria abaixo, mesmo que o lançamento já tenha ocorrido, porque quero registrar neste  blog a história; porque o Mauro Barbosa é um querido e competente artista que participa das Segundas Autorais do Bardo Tatára, onde iniciou esse movimento e continua acontecendo todas as segunda-feieras, faça chuva ou faça sol;  e porque apoio e participo de qualquer iniciativa que valorize a música curtibana. Não só a música, mas todas as artes. 

Cinemateca lança vídeo que valoriza músicos locais

A Cinemateca de Curitiba dedica toda a tarde deste domingo (4/3) ao lançamento do vídeo "Ai, Ai, Ai", resultado do projeto "Playing for Curitiba", liderado por Luciano Cordoni e Rodrigo Ferreira do Amaral, da Rádio Música Curitibana - um dos blogs hospedados no site da Gazeta do Povo -, e pelo músico e produtor Eugênio Fim. A exibição acontece em sessões corridas, de 15 em 15 minutos, das 14h às 17h, com entrada franca.

O projeto "Playing for Curitiba" reuniu mais de 30 músicos e cantores curitibanos para cantar e tocar uma mesma música: "Ai ai ai", do compositor paranaense Mauro Barbosa. Nomes como Big Time Orchestra e Michele Mara, Vinicius Nisi e Uyara Torrente (da Banda Mais Bonita da Cidade), Jô Nunes, Vilma Ribeiro, Ângelo Esmanhoto e Alexandre França, entre outros, se espalharam pela cidade para gravar o clipe.

O formato é diretamente inspirado pelo projeto internacional Playing for Change. Traduzido como "tocando por trocados" ou "tocando por mudança", o trabalho começou com um documentário sobre músicos de rua ao redor do mundo, e hoje é uma fundação que promove a educação musical.

A ideia curitibana é a valorização da cena musical local. "Queremos fazer com que as pessoas enxerguem os artistas e ouçam a boa música que existe aqui", diz Rodrigo do Amaral. O arranjo coletivo começou com uma base, gravada com ukelele (instrumento musical de cordas) e voz, no início de dezembro passado. Depois, cada instrumentista foi gravado separadamente. As participações foram registradas com um equipamento móvel de gravação de áudio e duas câmeras em locais como a Praça Espanha, Teatro Guaíra, calçadão da Rua XV de Novembro, Museu Guido Viaro, Bosque João Paulo II e Parque Barigui.

Os responsáveis pelo projeto esperam que "Ai Ai Ai" seja o primeiro de uma série, toda gravada sobre canções de compositores de Curitiba.

Serviço:
Lançamento do vídeo "Ai, Ai, Ai", dentro do projeto "Playing for Curitiba"
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco)
Data e horário: dia 4 de março de 2012 (domingo), com sessões corridas de 15 em 15 minutos, das 14h às 17h.
Ingresso: gratuito

===============================================================

Abaixo, link para o vídeo original gravado pela RMC - Rádio Música Curitibana, com vários participantes da segunda autoral (existem outras versões circulando na mídia - todas muito boas - numa delas, a da RPC, até a letra foi levemente alterada para afirmar: "o nosso amor JÁ passa na TV").

Parabéns Maurão e parabéns a todos os que promoveram e participaram dessa iniciativa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...